sexta-feira, 23 de abril de 2010

brasil


NOME COMUM: João de Barro
NOME CIENTÍFICO: Furnarius rufus
CARACTERÍSTICAS: Ninho medindo 30 cm de diâmetro na base. Paredes com espessura de até 5 cm.

É admirável a habilidade com que esta ave constrói a sua casa nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. O ninho consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois é sempre voltada para o norte. Macho e fêmea ocupam-se ativamente da construção, transportando grandes bolas de barro que são amassadas com os bicos e com os pés.

brasil


Nome popular: Jararaca do Rabo Branco
Nome científico: Bothrops neuwied
Habitat: Cerrado
Hábito: Crepuscular e noturno

Chega a medir 1,60m e é muito rápida no ataque. Seu veneno possui ação hemolítica e proteolítica, ou seja, destroi as fibras músculares e os tecidos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

brasil


NOME COMUM: alma-de-gato
NOME CIENTÍFICO: Piaya cayana

COMPRIMENTO: 50 cm (2/3 pertencem à cauda)

Segundo uma lenda amazônica, a alma-de-gato possui um canto fatídico: quando canta à porta da casa de alguém, este está com os dias contados. Claro que isto não passa de lenda.

brasil


O Brasil tem uma fauna enorme e muito surpreendente.
Entre todas as especies escolhi algumas para apresentar aqui:

acará
Nome Científico: Geophagus brasiliensis
Comprimento máximo: 28,0 cm
Alimentação na natureza: É de hábitos onívoros, comendo uma ampla variedade de alimentos no fundo, os quais são triados com sua boca protrátil.
Habitat: O acará é especializado em ambientes de águas paradas, mas é também comum nos rios, especialmente nos remansos ou nas margens com vegetação abundante.
Aparência: Sua coloração é realmente magnífica, e se fosse um peixe asiático talvez seria mais apreciado. Suas cores vermelhas, azuis e faixas turquesas lhe garantem, pelo menos, um bom lugar nos aquários de outros países.

animais em extinsão


NOME COMUM: Ararinha Azul
COMPRIMENTO: de 27 a 56 cm
COMPRIMENTO DA CAUDA: 35 cm

PESO: por volta de 350g.
Esta espécie foi desaparencendo e sua população, que já era restrita desapareceu. Isso devido à captura para o tráfico de animais para servir como ave ornamental ou de estimação e também a destruição de seu habitat original.

animais em extinsão


LOBO (ou TIGRE) DA TASMÂNIA
CARACTERÍSTICAS: comprimento: até 1,80 m, mais 60 cm de cauda.
AMEAÇADO

animais em extinsão


NOME COMUM: Foca-monge-caribenha
COPRIMENTO: entre 2,20 e 2,40m
PESO: Em torno de 130 kg
STATUS:
EXTINTA
ALIMENTAÇÃO: Estes animais alimentavam-se de peixe, cefalópodes e crustáceos e eram activos sobretudo de manhã cedo e ao crepúsculo.

animais em extinsão


Nome comum: Baiji
Nome Científico: Lipotes vexillifer
Tamanho: Baiji têm 80 a 90 cm (32 - 35 em) quando eles nascem.
Adultos com 2 anos - 2.4 metros (6 ft 6 em - 8 ft).
Peso: Quando eles nascem, baiji pese entre 2.5 e 4.8 kg (6 - 11 lb). baiji de Adulto pese entre 100 e 160 kg (220 - 355 lb).
Habitat: Rio Yangtze, China
Tempo de vida: 30 anos
Alimentação: Pequenos peixes e camarão
Dentição: Eles têm uma média de 65 dentes em cada fila de ambas as mandíbulas.
População: ZERO
Estatistica: EXTINTO. O animal era um autêntico fóssil vivo, que habitava as águas do rio mais longo da China há 25 mil anos. Cerca de 400 baiji viviam no rio Yang Tse em 1980. Na última pesquisa, em 1997, foram avistados 13 golfinhos, e um pescador disse ter visto um exemplar em 2004.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Flores Na Natureza

Qual a sua importância?

As flores não foram feitas só para enfeitar, mas elas tem o seu verdadeiro valor, algumas servem de base para a manipulação de medicamentos e cosméticos, outras são usadas para a fabricação de perfumes. Em fim as plantas assim como as flores também têm a sua função na flora e na fauna. Alguns animais precisam das plantas para poder se alimentar como é o caso do beija-flor que além de beber o néctar das flores também poliniza por onde passa.

panda


O Panda, originário da China, corre grande risco de extinção. Tanto as mudanças climáticas - esquentamento - quanto mudanças no seu habitat - aumento da população envolvente e conseqüente diminuição de alimento, são grandes ameaças. Ele é vegetariano, se alimenta basicamente de bambus, tem dificuldade de enxergar, não se reproduz em cativeiro e não suporta o calor forte. Várias organizações internacionais têm se esforçado para salvar este que é um dos mais meigos entre os animais de grande porte.

terça-feira, 20 de abril de 2010

ocapi



Ocapi

(Okapia johnstoni)

O que é, o que é: tem chifres de girafa, pescoço de cavalo, pernas de zebra e uma longa língua laranja?

É um Ocapi, o único animal conhecido da família da girafa que ainda vive.

Este tímido mamífero leva uma vida solitária na floresta tropical Ituri, na África Central, onde foi criada uma reserva natural para ajudar a salvar esta incrível espécie e proteger o seu precioso habitat natural.