sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O meio ambiente é algo que deve ser preservado por todos a todo o momento, inclusive no dia-a-dia. Muitas pessoas têm o costume de jogar lixo nas ruas ou mesmo na natureza, em rios e florestas.

Isso só prejudica cada vez mais o meio ambiente e aumenta os danos do aquecimento global. Esse tipo de poluição afeta a água que consumimos que já é um recurso que irá faltar num futuro próximo, e também o solo.

Faça a sua parte. Jogue lixo no lixo. Economize água sempre que possível, e energia também. Chame a atenção de quem poluir ou desrespeitar o meio ambiente. Cada um fazendo a sua parte, o mundo chegará a um nível melhor para todos.

Como podemos ajudar na preservação do meio ambiente?

Vale sempre se lembrar do básico, do que nos foi ensinado na escola. Temos todos que fazer nossa parte e não jogar lixo fora da lixeira. Não jogar cigarro na beira estradas para evitar incêndios. Gastar pouca água quando tomar banho, escovar os dentes, lavar o carro e etc. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta para diminuir a emissão de gás carbônico.

Também devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ajude a salvar o planeta!


31 atitudes simples que você pode tomar em casa para proteger o meio ambiente.

Hoje em dia fala-se muito em aquecimento global, preservação dos recursos naturais, meio ambiente, sustentabilidade… Pense na sua casa. Luzes acesas desnecessariamente, torneira pingando, máquina de lavar sempre ligada, sabão por todo lado. Imagine agora todas essas cenas multiplicadas pelos 190 milhões de brasileiros, e ainda por 30 dias. Você terá então uma vaga dimensão do desperdício de energia, recursos e dinheiro (sim, dinheiro!) de apenas um mês - e apenas no Brasil!

A boa notícia é que, com o destaque que o tema ganhou nos últimos tempos, muitas pessoas estão buscando formas de ajudar a preservar o planeta. Se você faz parte desse grupo, confira a seguir algumas atitudes simples para tornar sua rotina mais correta do ponto de vista da ecologia, sem exageros.


1 - Utilize cores claras na pintura das paredese do teto. Assim, a quantidade de lâmpadas necessárias diminui.

2 - Abra as janelas! Durante o dia, deixe a luz invadir a casa. Evite o uso de cortinas escuras.

3 - Use lâmpadas fluorescentes. Além de consumir menos energia, elas iluminam mais do que as tradicionais incandescentes (20W equivalem a 100W da tradicional).

4 - Prefira pilhas e baterias recarregáveis.

5 - Utilize sempre objetos reutilizáveis, como copos de vidro e canecas de alumínio.

6 - Evite comprar produtos com muitas embalagens. Prefira as mais compactas.

7 - Troque as sacolinhas de plástico por sacolas de lona. Leve-as ao supermercado sempre que puder.

8 - Dê prioridade ao uso de papel reciclado.

9 - Compacte o lixo antes de jogá-lo fora. Amasse as latinhas e garrafas PET.

10 - Faça o degelo do refrigerador periodicamente. O acúmulo de placas de gelo aumenta o consumo.

11 - Não coloque alimentos quentes na geladeira. Caso a receita exija o choque térmico, disponha o alimento nas prateleiras inferiores.

12 - Deixe o refrigerador longe de fogão, forno ou de janela que pegue muito sol.

13 - Pense antes de abrir a geladeira: a porta deve ficar aberta o mínimo possível. Verifique as borrachas com freqüência.

14 - Tampe bem as panelas durante o cozimento dos alimentos. Assim, você diminui o consumo de gás. Sempre que possível, use panela de pressão.

15 - Evite a incidência direta de correntes de ar no fogão. Isso também diminuirá o consumo de gás.

16 - Alimentos duros como feijão e grão-de-bico podem ser deixados de molho na água horas antes do cozimento. Isso diminui o tempo de fogo.

17 - Evite abrir a porta do forno com freqüência.

18 - Ao lavar a louça, utilize uma bacia com água e sabão. Só depois de esfregar tudo realize o enxágüe. Livre-se dos restos de comida antes de levar a louça para a pia.

19 - Dirija sempre de modo suave. Evite grandes arrancadas ou freadas, que elevam o consumo de combustível.

20 - Na estrada, mantenha uma velocidade média entre 80 e 110 km/h. Variar muito a velocidade ou correr demais consome mais combustível.

21 - Deixe as roupas de molho por algumas horas antes de lavá-las.

22 - Espere juntar uma quantidade razoável de roupa para ligar a máquina de lavar.

23 - Regue as plantas de manhã ou à tarde. O calor do meio-dia faz com que a água evapore e não sirva às plantas. Molhe a terra, não as folhas.

24 - O quintal deve ser varrido com a vassoura, não com a mangueira.

25 - Conserte os eventuais vazamentos. Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia.

26 - Instale bicos arejadores. Eles dão sensação de mais volume de água, diminuindo o consumo.

27 - Não tome banhos muito demorados. O tempo ideal é de 10 a 15 minutos.

28 - Regule o chuveiro conforme a estação: assim, você evita desperdícios principalmente durante o verão.

29 - Não escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta.

30 - Não jogue lixo no vaso sanitário.

31 - A válvula da descarga deve estar sempre bem regulada.


sábado, 19 de junho de 2010

Animais da africa














A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

A partir dos anos 1940 o homem fez reduzir consideravelmente a população de animais na África, de forma direta ou indireta. Isso fez com que muitas espécies entrassem em processo de extinção. Nos últimos anos vem crescendo os esforços de proteção aos animais africanos e aumentado o policiamento de reservas demarcadas. Mais: Elefantes Africanos e Safáris

sábado, 22 de maio de 2010

aguia


Águia Americana: em extinção nos Estados Unidos

caracteristicas:
São carnívoras e possuem um sistema visual muito apurado

alimentam-se de coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte.Algumas especies alimentam-se tambem de ovos de outros pássaros e peixes.

Costumam fazer seus ninhos em locais altos como topo de montanhas e árvores de grande porte

Existem diversas espécies de águias. As mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-européia e águia-impérial-ibérica.

vida de inseto


As vespas são também conhecidas como marimbondos ou cabas.
Algumas famílias de vespídeos como Synoeca cyanea (marimbondo-tatu) e de pompilídeos como Pepsis fabricius (marimbondo cavalo) são encontrados em todo o território nacional.

Tidos como inimigos devido a suas ferroadas doloridas e combatidos com fogo e inseticidas, os marimbondos tambem têm o seu lado bom. São predadores de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Plantas Venenosas no Jardim!

Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos em vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza. Elas são chamadas " plantas tóxicas " pois apresentam princípios activos capazes de causarem graves intoxicações quando ingeridas ou irritações cutâneas quando tocadas.

Segundo dados do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), cerca de 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas ocorrem com crianças menores de nove anos. E a maioria, 80% destes casos, são acidentais. O Sinitox, que fornece informações sobre os agentes tóxicos existentes.

Geralmente, a intoxicação por plantas acontece por desconhecimento do potencial tóxico da espécie. Nesta matéria, apresentamos algumas das espécies ornamentais tóxicas mais comuns em quintais, jardins e vasos. Mas antes, atenção para estas orientações:

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

2 - Procure identificar se possui plantas venenosas em sua casa e arredores, buscando informações como nome e características.

3 - Oriente as crianças para não colocar plantas na boca e nunca utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

4 - Não utilize remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação especializada.

5 - Evite comer folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex, pois elas podem provocar irritação na pele e principalmente nos olhos. Evite deixar os galhos em qualquer local onde possam atrair crianças ou animais. Quando estiver mexendo com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta actividade.

7 - Cuidados especiais também devem tomados com os animais domésticos. Animais filhotes e adultos muito activos têm uma grande curiosidade por objectos novos no meio em que vivem e notam logo quando há um vaso diferente em casa ou uma planta estranha no jardim. Não é raro o animal lamber, morder, mastigar e engolir aquilo que lhe despertou a curiosidade. Animais privados de água podem, por exemplo, procurar plantas regadas ou molhadas de chuva recentemente e ingerir suas partes. Há casos de cães e gatos que ficam sozinhos confinados por períodos longos que acabam se distraindo com as plantas e acabam por ingeri-las.

8 - Em caso de acidente, guarde a planta para identificação e procure imediatamente orientação médica.

Plantas Medicinais Brasileiras

Além do estudo e implementação de leis rígidas em biossegurança para que se impeça o registro de espécies brasileiras no exterior, no ano de 2008, foi elaborado o Índice Terapêutico Fitoterápico (ITF), lançado pela Epub. O catálogo apresenta 320 plantas, das mais conhecidas popularmente até as mais famosas em todo o mundo.

Para cada espécie há informações sobre princípio ativo, indicações,contra-indicações, efeitos colaterais, etc. Leiam abaixo algumas espécies relacionadas no Índice :

Pitanga – fruta que apresenta vitamina C e flavonóides; é antioxidante. Nativa do Brasil, Argentina e Uruguai;

Guaraná – Natural da Amazônia brasileira; indicada para o cansaço, estresse e perda de memória;

Alcachofra – É originária do mediterrâneo europeu; se adaptou ao país, é utilizada para manutenção do peso.

Noz-de-cola – Nativa do Togo, Serra Leoa e Angola; é estimulante cerebral, indicada para estresse e cansaço.

Couve – Muito cultivado no Brasil, é rica em proteínas, sais minerais e aminoácidos. Indicada para afecções pulmonares (asma, tosse e bronquite).

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 80 % da população em todo mundo já utilizou plantas medicinais para tratamento. Porém somente 30 % foi através de indicação médica. Apesar do processo de estudos e sintetização de vegetais ser caro, há no Brasil um investimento em ampliar as pesquisas fitoterápicas e seu estudo em situações de diagnósticos, o fato da maioria das populações no mundo usarem produtos provenientes de plantas medicinais sem consulta médica é justificada pelo fato dos mesmos serem vendidos como produtos naturais e nem sempre como medicação, o que facilita a automedicação.

mancha de oleo na costa do golfo do mexico




Imagem de satélite mostra extensão da mancha e proximidade com a costa (Foto: Nasa) segunda imagem...

A área da mancha de petróleo formada após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, já triplicou de tamanho rapidamente neste sábado (1º), aumentando a tensão entre os especialistas de que o desastre possa ser muito maior do que o estimado há dois dias.
A aproximação da mancha de óleo torna vulnerável e ameaça inúmeras espécies de aves e peixes na costa da Louisiana, que concentra 40% da área de pântanos do país. Segundo especialistas, o desastre ecológico poderá entrar para a história como um dos mais graves já registrados nos Estados Unidos. Isso sem falar no prejuízo econômico,a Luisiana é o primeiro produtor americano de camarões, eles são cultivados em enormes fazendas litorâneas.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos estima que o equivalente a 5 mil barris de petróleo por dia estão sendo jogados na água do mar, bem mais do que o previsto inicialmente quando aconteceu a explosão. Nesta quinta-feira (29), o governo norte-americano declarou catástrofe nacional para tentar mobilizar mais recursos para conter o vazamento.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

brasil


NOME COMUM: João de Barro
NOME CIENTÍFICO: Furnarius rufus
CARACTERÍSTICAS: Ninho medindo 30 cm de diâmetro na base. Paredes com espessura de até 5 cm.

É admirável a habilidade com que esta ave constrói a sua casa nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. O ninho consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois é sempre voltada para o norte. Macho e fêmea ocupam-se ativamente da construção, transportando grandes bolas de barro que são amassadas com os bicos e com os pés.

brasil


Nome popular: Jararaca do Rabo Branco
Nome científico: Bothrops neuwied
Habitat: Cerrado
Hábito: Crepuscular e noturno

Chega a medir 1,60m e é muito rápida no ataque. Seu veneno possui ação hemolítica e proteolítica, ou seja, destroi as fibras músculares e os tecidos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

brasil


NOME COMUM: alma-de-gato
NOME CIENTÍFICO: Piaya cayana

COMPRIMENTO: 50 cm (2/3 pertencem à cauda)

Segundo uma lenda amazônica, a alma-de-gato possui um canto fatídico: quando canta à porta da casa de alguém, este está com os dias contados. Claro que isto não passa de lenda.

brasil


O Brasil tem uma fauna enorme e muito surpreendente.
Entre todas as especies escolhi algumas para apresentar aqui:

acará
Nome Científico: Geophagus brasiliensis
Comprimento máximo: 28,0 cm
Alimentação na natureza: É de hábitos onívoros, comendo uma ampla variedade de alimentos no fundo, os quais são triados com sua boca protrátil.
Habitat: O acará é especializado em ambientes de águas paradas, mas é também comum nos rios, especialmente nos remansos ou nas margens com vegetação abundante.
Aparência: Sua coloração é realmente magnífica, e se fosse um peixe asiático talvez seria mais apreciado. Suas cores vermelhas, azuis e faixas turquesas lhe garantem, pelo menos, um bom lugar nos aquários de outros países.

animais em extinsão


NOME COMUM: Ararinha Azul
COMPRIMENTO: de 27 a 56 cm
COMPRIMENTO DA CAUDA: 35 cm

PESO: por volta de 350g.
Esta espécie foi desaparencendo e sua população, que já era restrita desapareceu. Isso devido à captura para o tráfico de animais para servir como ave ornamental ou de estimação e também a destruição de seu habitat original.

animais em extinsão


LOBO (ou TIGRE) DA TASMÂNIA
CARACTERÍSTICAS: comprimento: até 1,80 m, mais 60 cm de cauda.
AMEAÇADO

animais em extinsão


NOME COMUM: Foca-monge-caribenha
COPRIMENTO: entre 2,20 e 2,40m
PESO: Em torno de 130 kg
STATUS:
EXTINTA
ALIMENTAÇÃO: Estes animais alimentavam-se de peixe, cefalópodes e crustáceos e eram activos sobretudo de manhã cedo e ao crepúsculo.

animais em extinsão


Nome comum: Baiji
Nome Científico: Lipotes vexillifer
Tamanho: Baiji têm 80 a 90 cm (32 - 35 em) quando eles nascem.
Adultos com 2 anos - 2.4 metros (6 ft 6 em - 8 ft).
Peso: Quando eles nascem, baiji pese entre 2.5 e 4.8 kg (6 - 11 lb). baiji de Adulto pese entre 100 e 160 kg (220 - 355 lb).
Habitat: Rio Yangtze, China
Tempo de vida: 30 anos
Alimentação: Pequenos peixes e camarão
Dentição: Eles têm uma média de 65 dentes em cada fila de ambas as mandíbulas.
População: ZERO
Estatistica: EXTINTO. O animal era um autêntico fóssil vivo, que habitava as águas do rio mais longo da China há 25 mil anos. Cerca de 400 baiji viviam no rio Yang Tse em 1980. Na última pesquisa, em 1997, foram avistados 13 golfinhos, e um pescador disse ter visto um exemplar em 2004.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Flores Na Natureza

Qual a sua importância?

As flores não foram feitas só para enfeitar, mas elas tem o seu verdadeiro valor, algumas servem de base para a manipulação de medicamentos e cosméticos, outras são usadas para a fabricação de perfumes. Em fim as plantas assim como as flores também têm a sua função na flora e na fauna. Alguns animais precisam das plantas para poder se alimentar como é o caso do beija-flor que além de beber o néctar das flores também poliniza por onde passa.

panda


O Panda, originário da China, corre grande risco de extinção. Tanto as mudanças climáticas - esquentamento - quanto mudanças no seu habitat - aumento da população envolvente e conseqüente diminuição de alimento, são grandes ameaças. Ele é vegetariano, se alimenta basicamente de bambus, tem dificuldade de enxergar, não se reproduz em cativeiro e não suporta o calor forte. Várias organizações internacionais têm se esforçado para salvar este que é um dos mais meigos entre os animais de grande porte.

terça-feira, 20 de abril de 2010

ocapi



Ocapi

(Okapia johnstoni)

O que é, o que é: tem chifres de girafa, pescoço de cavalo, pernas de zebra e uma longa língua laranja?

É um Ocapi, o único animal conhecido da família da girafa que ainda vive.

Este tímido mamífero leva uma vida solitária na floresta tropical Ituri, na África Central, onde foi criada uma reserva natural para ajudar a salvar esta incrível espécie e proteger o seu precioso habitat natural.